█████ ◌ ◌ ◌ ◌ Confúcio e o rock [EC] (...)
Confúcio e o Rock
No leste-asiático, os chineses — enriquecidos de culturas características, histórias conturbadas e personagens simbólicas —, vivem em contrastes que colocam valores distintos de forma mesclada, ou até mesmo opostos, na contemporaneidade. Quem diria, que um povo que chegou a questionar com fervor, muito da sua cultura em meados da década de 60 em detrimento de um valor político, baseado em uma concepção de "trabalhador", seria uma das principais referências em dotes históricos. Dentre várias figuras dessa ilustre e divergente cultura, isso é, estranha a nós, ou sedutora dependendo da ótica e do local, encontra-se Confúcio, cujo pensamento exerce grande influência em grande parte do que temos no senso comum como Oriente, tendo sido resgatado cada vez mais. Concordando com ele ou não, é importante conhecê-lo através do seu pensamento, já que sua vida é desconhecida, tendo suas biografias posteriores por 'outrem' preenchidas de fantasias, especulações e dados incertos.
O filósofo chinês, embora seja citado como autor/editor de obras sedimentares e de valor imensurável na cultura chinesa como "Os 5 Clássicos", não escreveu nada. Aliás, muito do que conhecemos hoje em torno do que ensinou e pensou, advém de escritos de seus discípulos, compilados como obra. "Os Analectos" (論語 ou 论语; pinyin: Lún Yǔ) é a principal (não única) referência da filosofia confucionista e que servirá de base para este blog.
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爪モ 匚口れ匕モ 刀口工ち 尺モちUㄥ匕丹刀口ち; ㄗ尺工爪モ工尺口, 口 QUモ VモJ口; ちモムUれ刀口, 口 QUモ モU れ丹口 VモJ口.
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Jake Bugg - Simple As This (Letra)
Estive procurando pedras
Refazendo a calçada
De estradas menos viajadas
Procurando tesouros em meus ossos
Mas eu nunca encontrei
Procurei por reverência
Tentei encontrá-la em uma garrafa
Voltei novamente
Chapado de boas intenções
Mas isso só me deixou pra baixo
Tentei as instituições da mente e da alma
Elas só me ensinaram o que não deveria saber
Oh, a resposta
Bom, quem poderia adivinhar
Que seria algo simples assim?
Algo simples assim?
Viajei até o fim de cada oceano
Vi as sete maravilhas
Tentando encontrar algum sentido
Memorizei o mantra que Confúcio disse
Mas isso só me deixou pra baixo
Tentei a absolvição da mente e da alma
Isso só me levou para onde não podia ir
Oh, a resposta
Bom, como eu não pude perceber
Algo simples assim?
Algo simples assim?
Estive caindo, me batendo, me quebrando
E esse tempo todo você estava aqui esperando
Por mim, garota
Tentei a liberação da minha própria e livre vontade
Mas isso só me deixou mais confuso
Oh, a resposta
Bom, quem poderia adivinhar
Que seria algo simples assim
Só Deus sabe como eu não pude perceber
Algo simples assim
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Confúcio é uma das possíveis influências de Dave Mustaine. O vocalista do Megadeth, já se referiu ao filósofo em mais de uma oportunidade.
Piedade Filial
Um dos ensinamentos fundamentais do pensamento confucionista se encontra no seio familiar e no dever com suas "configurações", de forma que não só os vivos como também os mortos, entrem, no que os chineses chamam de "孝" (Xiao; ou Xiao Jing), que em português equivale à "piedade filial". Tal conceito, demarca uma virtude em relação ao respeito e obediência aos pais e antepassados, mas não para por aí. O âmbito da obediência é ligado não só a esse espaço familiar, como também a raiz do que entendemos como humanidade em termos de regimentos engendrados [dentro de valores sustentados], centrada na figura dos mestres/sábios. A raiz é a vitalidade dos atos humanos perante sua relação com os deveres do respectivo responsável com a sua família, cada um a sua maneira, de formas não tão distantes na obtenção do resultado: o caminho (Tao; 道); se estendendo por todo as bases do funcionamento de uma forma geral em harmônia com a natureza. A essa altura, você já deve ter pensado que esta, em termos de conduta, não é uma ideia muito original quando pensamos num panorama de imposição tradicional comum, é verdade; mas, saiba que ao pensar na sua vida "liberal" (em sentido amplo) como o oposto (em parte), talvez faça algum sentido. O problema principal aqui, no entanto, não é esse, e sim a relação almejada na proposta do blog, afinal, quando pensamos em rock, estamos pensando no avesso do confucionismo.
Estabelecer uma relação de um gênero musical ligado a um certo "anarquismo" (não no sentido ideológico) que, em vários momentos exerceu uma contracultura e elementos de transgressão, com um pensamento que preza pela obediência, confesso eu, não é muito fácil. Mas, saiba que nem tudo está perdido, pois, em algumas músicas é possível encontrar valores alusivos ao confucionismo em algum grau. Um desses exemplos, perto de nós, é a música "Eu não uso sapato" da banda Charlie Brown Jr. e também "O preço", do mesmo grupo. Se em "Os Analectos" temos dogmas de julgamentos em relação à postura diante do pai, nas letras de Chorão encontramos algo bem próximo.
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ファンタジスタ (fantasista; 2010)
Sadayoshi Okamoto
Japão - j-rock, indie rock
Ouvir: Youtube, bandcamp
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CONFUCIO
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Charlie Brown Jr – Eu não uso sapato (Letra)
É assim que é
Eu vou mudar tudo que não me convém
Hoje tenho tudo que podia querer
Mas dinheiro não é tudo
Tenho muito a fazer
Quem não respeita o pai, não respeita a ninguém
Porque um homem de verdade vai ser pai também
Ame o seu pai, mesmo se ele for um porco capitalista
Eu não sei fazer poesia
Mas que se foda
Eu odeio gente chique
Eu não uso sapato
Mas que se foda
Hoje você picha quem já te ajudou
E vem falando mal de quem já te fortaleceu
Mas um homem de verdade não se faz só com palavras
Você perdeu a moral e quem perdeu, perdeu
Se você pisar na bola
Aí rapá, você vai ser cobrado
E se você pisar na bola
Ê moleque, tu vai ser cobrado
Eu não sei fazer poesia
Mas que se foda
Eu odeio gente chique
Eu não uso sapato
Mas que se foda
I wait, I wait, I wait, I wait
Everybody's moving
Everybody's moving
Everybody's moving, moving, moving, moving
Eu odeio hipocrisia
Mas que se foda
Eu odeio gente chique
Eu não uso sapato
Mas que se foda
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Confúcio, ou melhor, o confucionismo, pouco tem de semelhanças com o estilo de bandas como CBJR. Afinal, andar de skate, viver livremente, usar drogas, e tocar um puteiro (mesmo que só por uma noite) é o avesso dessa linha de pensamento — que isso fique bem claro. Não pense, no entanto, que se trata de uma questão de contexto distante ou que o pensamento de Confúcio seja algo extremamente rígido, não mesmo, o pensamento do filósofo é fincado numa forte tradição e julgamento moral, mas não se reduz a isso. Em sua filosofia, aqueles que obedecem os rituais e princípios são considerados virtuosos e, aqueles que fogem dessa linha, são considerados moralmente inferiores; de forma que os virtuosos não se associam com estes últimos. Para Confúcio, reforço eu, a ordem de toda uma sociedade — governo, justiça e grande parte da ordem da realidade como um todo —, é regida por princípios não-transgressivos que começam pela obediência familiar de forma que tudo tem que estar ordenado, do cotidiano ao "reino", para que a política não saia do eixo. Um jovem que desobedece os seus pais, para o filósofo, está propenso a cair nas amarras que a desobediência proporciona: a prisão, modos de vidas tidos como inferiores e etc. Essa obediência, inclui preceitos ligados aos costumes que vão desde o visual à forma de agir. Por exemplo, quando você precisa arrumar um emprego, é necessário que você tenha que cortar o cabelo para se adaptar às tradições tidas como princípios visuais não-transgressivos; princípios estes que começam pelo seio familiar e se estendem à política ou vice-versa na manutenção/conservação da tradição. A quem desobedecer é dado a alcunha de rebelde e nomes pejorativos que são reinvindicados como forma de subversão e afronta, que pode significar tanto uma revolta contra os costumes, quanto uma nova forma de identidade pautada nesta.
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Skid Row - 18 and Life (Letra)
Ricky era um jovem garoto
Ele tinha um coração de pedra
Trabalhava em período integral
E dava um duro danado
Mal tinha terminado a escola
Vindo da periferia da cidade
Lutava como um canivete
Então ninguém poderia derrubá-lo
Ele não tinha dinheiro
Nada bom em casa
Ele andava pelas ruas como um soldado
E brigava contra o mundo sozinho
E agora são
18 anos e prisão perpetua, você acertou
18 anos e prisão perpetua, você sabe
Seu crime é o tempo e são
18 anos e prisão perpetua pela frente
18 anos e prisão perpetua, você acertou
18 anos e prisão perpetua, você sabe
Seu crime é o tempo e são
18 anos e prisão perpetua pela frente
Tequila nas suas batidas de coração
Suas veias queimavam gasolina
Isso mantinha seu motor funcionando
Mas nunca o manteve inteiro
Dizem que ele amava a aventura
"Ricky é o selvagem"
Casou-se com problemas
Namorava com uma arma
Bang, bang!
Atire neles, a festa nunca acaba
Você nem pensa na morte
Quando a garrafa é sua melhor amiga
E agora são
18 anos e prisão perpetua, você acertou
18 anos e prisão perpetua, você sabe
Seu crime é o tempo e são
18 anos e prisão perpetua pela frente
18 anos e prisão perpetua, você acertou
18 anos e prisão perpetua, você sabe
Seu crime é o tempo e são
18 anos e prisão perpetua pela frente
Acidentes sempre acontecem
Todos ouviram Ricky dizer
Ele disparou seus seis tiros ao vento
Aquela criança mandou uma criança pelos ares
18 anos e prisão perpetua, você acertou
18 anos e prisão perpetua, você sabe
Seu crime é o tempo e são
18 anos e prisão perpetua pela frente
18 anos e prisão perpetua, você acertou
18 anos e prisão perpetua, você sabe
Seu crime é o tempo e são
18 anos e prisão perpetua pela frente
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Política
Quando a família (sentido múltiplo) vai mal, o estado vai mal, tudo vai mal — Como estão vocês? uma pergunta-chave no entendimento do agregado do seu pensamento. Confúcio, no entanto, como foi dito, não concebe uma visão restritiva a isso, de forma que, muitos dos "seus aforismos" tragam reflexões menores que servem de base e modelo para os mestres, adeptos e serviçais. Um exemplo disso é, que mesmo a obediência sendo um pilar; a não tirania é essencial — pois o melhor mestre é aquele que mantém a ordem pela virtude e não pela mera punição, pois, ao obedecer os ritos e tradições, o povo sentirá vergonha e reformará a si mesmo diante do possível desvio ocorrido; já em caso de coerção a virtude se esvai na resolução de problemas temporários, o que indica o desvio da ética, isso é, algo está errado. Tal conceito apresentado aqui, é resgatado pela banda Titãs no álbum "Como estão vocês" como atualização do mesmo. Nele, a banda faz da pergunta-chave da filosofia confucionista uma alusão ao funcionamento dentro de uma especifidade, para se referir aos diversos campos da vida cotidiana (do micro ao macro), conforme aquele contexto específico (no caso: a gravação do álbum). A própria arte da capa em si, já traz evidências em relação à oposição feita dentro dos parâmetros políticos do Brasil naquele contexto em que o vermelho, segundo o ilustrador/artista, representa o socialismo em contrapartida ao verde e amarelo da bandeira brasileira.
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Como estão voçês (2003)
Titãs
Brasil - rock alternativo, pop rock
Ouvir: Youtube, spotify
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Os Bastardos de Pequim
O final dos anos 80 simbolizaram um grande descontentamento da população com o governo, como por exemplo: os protestos na praça Tiananmen, cujo rock ganharia força, digamos assim. Segundo Confúcio e, ao contrário do que muitos pensam —, quando o caos reina em determinado local, contra determinada autoridade, a culpa não recai àqueles que, sedentos por mudanças iniciam motins; primordialmente. Ocorre, na verdade, o oposto, isso é, diante de uma injustiça e do sêmen do caos almejado, deve-se [não colocado propriamente em ordem; o sentido aqui é "desarmônico" determinado] "alvejar" este, pois, o que está colocado não é necessariamente a abertura e sim a interpretação do real, cuja conexão filosófica pode se estabelecer; e nesse quesito, isso é, diante das práticas exercidas naquele período, o que chamaremos de "injustiça" com a ressalva da ótica sob os olhos chineses como conceito-chave [não expresso nessas palavras]. O ponto de Confúcio, não é defender determinada forma de governo em seu aspecto ideológico, mas sim colocar dogmas e reflexões em "indivíduos" perante seus familiares, enfatizando a importância da ordem que cada um deve exercer [à parte]: na sujeição, no ordenamento, no julgamento moral, no papel perante ao caminho, etc. Mas, não pense que ao estabelecer uma fuga particular e peculiar no modo de viver, isso é, no cotidiano (no que tange uma pequena afronta) ainda haverá um ponto-conexo primordial no que rege seus ensinamentos — não mesmo. Segundo Confúcio, os sábios pensam na totalidade, enquanto os tolos pensam na especifidade/particularidade. Ou seja, é mais sábio pensar no que um ato pode acarretar, do que ignorá-lo.
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Titãs - Nós estamos bem (Letra)
Hey, Hey
Como estão vocês?
Hey, hey
Nós estamos bem, queremos estar bem
Agora estamos muito bem
Nós estamos bem, podemos estar bem
Agora estamos muito bem
Não é o mundo ideal na cabeça de ninguém
Hey, Hey
Como estão vocês?
Hey, hey
Podemos viver sem, o que a gente não tem
Podemos ficar muito bem
Queremos viver bem e muito mais também
Queremos ficar muito bem
Não é o mundo ideal na cabeça de ninguém
Sono, sede, fome, frio,
Agora não dói mais
Sono, sede, fome, frio
Já ficou pra trás
Hey, Hey
Como estão vocês?
Nós estamos bem
Um, ah, um, ah
Um, ah, um, ah
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Quando Cui Jian e vários outros músicos surgiram como expressão do rock chinês, tratando de temas polêmicos na época, como: individualidade, não-obediência, anti-maoismo e..... anti-confucionismo (:D) — o governo não gostou nenhum pouco. Há de se ressaltar que não estamos falando de um governo confucionista, mas que em parte, ainda estava atrelado a algo próximo no aspecto moral, isso é, um certo englobamento e restrição da "liberdade" em decorrer do papel social que cada um deveria exercer com o presente e destino da causa que a nação almeja [nesse sentido]. O governo, naquele contexto, após a derrota de Mao Tsé Tung na Revolução Cultural, vivia um turbilhão de problemas em relação à cultura atrelada à economia que deveria seguir novos rumos encabeçados por Deng Xiaoping. No entanto, com os pesares da repressão aos protestos nesse período — a China conseguiu altos índices econômicos posteriormente, o que ainda não satisfez muitos dos jovens que lá dissidiam e, se hoje dentro de tantas greves e problemas relacionados à trabalhos e pobreza, o país levanta polêmicas no que tange seu futuro, saiba que nos anos 90 não era muito diferente. É nesse período, começo da década citada, que ocorre em um dos momentos mais simbólicos desse confronto de valores, expresso na censura do filme "Bastards of Beijing" —, em que a influência do "Ocidente" se encontra com a juventude chinesa e se estranha com a influência dentro do "Oriente", expressa por pensamentos como os de Confúcio. Pensamentos estes, hoje ensinados, tendo princípios (não-tirania) jogados dispersadamente em governos regionais/locais para não atingir o Partido Comunista Chinês (fatores não únicos).
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Um esboço do pensamento do mestre
De todos os conceitos confucionistas e neo-confucionistas que se desenvolveram, talvez o mais presente por aqui seja a famosa Regra de Ouro: "Não faça aos outros, aquilo que não gostaria que fizessem com você" — já ouviu falar? Creio que sim. Dir-se-ia que a fama de Confúcio se deve muito ao apoio conceitual àquilo que conhecemos em ditados/crenças populares; como este, com ênfase dado no início [Regra de Ouro] —, afinal, muitas reflexões menores já se instauraram entre nós, isso é, na mentalidade coletiva, em algum momento. Um exemplo caricato, ao mesmo tempo: clássico —, é a noção de sabedoria à la Sócrates, onde, ou melhor dizendo, à este, é: associada à famosa frase: "Só sei que nada sei" — que equivale à noção do saber do pensador chinês, algo como: "Sabedoria é saber o que não sabe". Eterno em suas memórias e reflexões? Quem sabe; o pouco que de fato se sabe nesse aspecto, também vale para a história do filósofo. Segundo alguns historiadores, Lao-Tze (ou Lao Zi), proeminente figura do pensamento chinês (talvez a mais importante por ter fundado o Taoísmo filosófico), teria encontrado Confúcio — acontecimento que muitos contestam veementemente. Mas, existe tanto a possibilidade de influência de Lao sob este último, quanto uma probabilidade enorme dos dois serem de épocas distintas e distantes.
Confucio, tem como noções centrais, como é nítido aqui: as hierarquias aliadas a outros conceitos. Mas, aqui, vale uma distinção desenvolvida entre os confucionistas entre os pensamentos do "mestre" às crenças já estabelecidas por Lao-Tze; no caso, a harmônia entre o homem e a natureza na busca do "caminho" (道; Tao) dentro de um agregado dentro do possível, de forma resumida e ríspida: a auto-realização constante da busca pela sabedoria (não exatamente). Porém, enquanto Lao-Tze dava segmento em uma ótica voltada à vida além da realidade material; Confúcio filosofava com base no presente e nos acontecimentos, mas sem rejeitar a espiritualidade. O filósofo chinês, ainda engata outros conceitos dispersos que estão ligados e conectados entre si atreladoss com todos aqueles anteriormente apresentados. Note que, quando eu falo em Confucio e confucionismo (ou neo-confucionismo), não necessariamente eu estou falando sobre uma mesma linha de pensamento (!). Entre eles, divididos como forma de elucidação, estão: sabedoria, auto-reformação (ou auto-aperfeiçoamento), competência, fidelidade, generosidade, autoridade, lealdade, virtude, benevolência — centrados na figura do que Confucio chamava de "Cavalheiro", cujo sentido é duplo. No sentido forte da palavra, Cavalheiro (shih;), equivaleria àquele que melhor coloca em prática algo próximo de sua filosofia; já no sentido comum, Cavalheiro (chün tzu), se refere à pequenos atos de cavalheirismo. Há ainda uma cosmologia herdada [à parte] e a valorização das Odes (obras poéticas e canções normalmente tidas dentro do "Livro das Odes"), dentre os quais os conceitos principais são: Tiān (天; Céu), Dì (地; Terra) na representação da dualidade do envolto daquele que deve buscar o Tao (道; caminho).
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末裔 (The Last Successor) da banda de mesmo nome, é um álbum cujo título é bem alusivo a algumas características relacionadas à forte tradição chinesa, isso, dentro para além de um conceito-chave impregnado
Dispersadamente — ainda, que não apresente nenhuma novidade de um ponto de vista específico, é claro —, no que tange o ineditismo do conceito — Confucio é muito relevante. Inúmeras pessoas, citam o filósofo em suas redes sociais, afinal, nesse caso específico (com exceções) não é necessário conhecer a espinha dorsal de sua filosofia. Dentre as reflexões trazidas pelo mesmo, há a ênfase no viver agora sem preocupações "metafísicas", que lembram de longe Epicuro. Quando, seus discípulos lhe perguntavam sobre a vida e a morte, Confúcio respondia à altura em muitos momentos dentro de outro conceito: a dúvida pelas perguntas que surgem e não pelas respostas; que por segmento gerava outras indagações. A quem interessa saber da morte e dos deuses? Não seria algo típico de quem já conhece a vida? Ou seja, para o filósofo, a sabedoria que nunca se fecha é limitada e deve ser voltada às práticas do presente mirando no futuro e olhando para o passado. Outra, tão famosa quanto, já fazendo um gancho com o "de longe", é em relação ao amor. Pois, dentre as distâncias que surgem em meio a possibilidade de finalidade do relacionamento já selado ou almejado, se encontra uma ótica de incertezas angustiantes e insistências nesta, o que indica para o filósofo, o não-amar; pois, quem ama desconhece distâncias e desculpas recorrentes em meio às incertezas que surgem, e nada mais importa além do envolto que proporciona tal relação, como nos traz a canção "Nothing Else Matters" do Metallica.
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Metallica - Nothing Else Matters (Letra)
Tão perto, não importa o quão distante
Não poderia ser muito mais vindo do coração
Para sempre confiando em quem nós somos
E nada mais importa
Eu nunca me abri deste jeito
A vida é nossa, nós a vivemos do nosso jeito
Todas estas palavras que eu não apenas digo
E nada mais importa
Eu procuro confiança e eu encontro em você
Todo dia para nós, algo novo
Mente aberta para uma visão diferente
E nada mais importa
Nunca me importei com o que eles fazem
Nunca me importei com o que eles sabem
Mas eu sei
Tão perto, não importa o quão distante
Não poderia estar muito mais vindo do coração
Para sempre confiando em quem nós somos
E nada mais importa
Nunca me importei com o que eles fazem
Nunca me importei com o que eles sabem
Mas eu sei
Eu nunca me abri deste jeito
A vida é nossa, nós a vivemos do nosso jeito
Todas estas palavras que eu não apenas digo
E nada mais importa
Eu procuro confinça e eu encontro em você
Cada dia para nós, algo novo
Mente aberta para uma visão diferente
E nada mais importa
Nunca me importei com o que eles dizem
Nunca me importei com os jogos que eles jogam
Nunca me importei com o que eles fazem
Nunca me importei com o que eles sabem
E eu sei
Tão perto, não importa o quão distante
Não poderia ser muito mais vindo do coração
Para sempre confiando em quem nós somos
Não, nada mais importa
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R e f e r ê n c i a s
CONFÚCIO. Os Analectos. Tradução do inglês [D.C. LAU] de Caroline Chang. Porto Alegre, RS; L&PM, 2012.